O PlayStation 5 está a um ano de distância no momento. Não há muitos detalhes oficiais sobre o console, embora a Web esteja cheia de informações vazadas. Sabemos muito sobre o armazenamento SSD que será usado nos consoles de última geração. Também sabemos muito sobre o próximo controlador DS5. Algumas especificações de hardware, como o número de núcleos da CPU, também vazaram e provavelmente são verdadeiras. O vazamento mais recente contém detalhes sobre o desempenho, a memória usada e a compatibilidade com versões anteriores. A fonte deve ser confiável. Foi verificado de forma independente e se as pessoas da Digital Foundry acreditam que o vazamento é verdadeiro, deveríamos também.

PlayStation 5 terá 9,2 teraflops de desempenho e memória GDDR6

Primeiro de tudo, vamos falar sobre desempenho bruto. De acordo com o vazamento, o PlayStation 5 atingirá o pico de 9,2 Teraflops. A GPU possui 36 unidades de computação com clock de 2,0 GHz. Comparado ao RX 5700 XT – que apresenta 40 CUs rodando em 1,6 GHz e 1,9 GHz (boost clock) – as especificações não são tão ruins assim. Especialmente se levarmos em conta o fato de que a GPU PS5 deve trazer muito mais desempenho aprimorado por teraflop do que as arquiteturas de GPU anteriores da AMD. O Xbox Series X está à frente do desempenho projetado em 12 Teraflops, pelo menos no papel. Por fim, a GPU é muito mais poderosa do que a encontrada no PS4 básico.

Quando se trata da memória usada, é definitivamente GDDR6. É a mesma memória que a AMD usa nas placas de vídeo RX 5700. A largura de banda deve atingir 512 GB / s, não muito ruim. Quanto à quantidade de memória, espere 16 gigabytes de RAM, o mesmo que no Xbox Series X. Por fim, a Sony ativou a compatibilidade com versões anteriores do PS4 no nível do hardware. O pouco de informação que leva à conclusão é o fato de a GPU trabalhar em 3 modos de potência.

O primeiro é a base um rotulada como "Gen2", atingindo 2GHz. Os dados vazados descrevem o segundo e o terceiro como "Gen1" e "Gen0". O primeiro possui 36 unidades de computação, um clock de 911MHz e 218GB / s de largura de banda de memória, que são especificações usadas no PlayStation 4 Pro. O segundo modo de operação é executado a 800 MHz e corta UCs pela metade – as especificações exatas do PS4 base. Esta é uma ótima notícia, pois não deve haver emulação. Os jogos PS4 devem rodar nativamente no PlayStation 5.

Detalhes da GPU do Xbox Series X

O vazamento também menciona a GPU usada no Xbox Series X. Os dados sobre ele são escassos, mas as supostas especificações são monstruosas. A GPU listada usa 56 unidades de computação (em comparação com 40 UCs usadas no PlayStation 5) e é executada em 1700MHz. A potência bruta da GPU é de 12,2 Teraflops e a largura de banda da memória pode atingir 560 GB / s. Isso coloca a GPU do Xbox Series X visivelmente à frente da usada no PS5. Por outro lado, se a informação for verdadeira, espera-se que o primeiro seja perceptível mais caro no lançamento do que o último.

Parece que o Xbox Series X será o modelo premium, com um preço premium. Lockhart (codinome do console Xbox de última geração menos poderoso) deve apresentar muito menos energia bruta e possivelmente um preço menor que o do PlayStation 5. De qualquer forma, não há muito tempo até que os consoles de última geração sejam lançados, então a Sony e a Microsoft não devem nos manter no escuro por muito mais tempo.

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